3/15/2007

28 de Março- Quarta-Feira

A quarta-feira é o dia do tema “Da informação à Comunicação Financeira” e terá como oradores Miguel Lemos (Partner da Vestigo Consulting), Luís D’Eça Pinheiro (Director de Comunicação, Sustentabilidade e Relações com os Investidores da Brisa e Pedro Guerreiro (Director do Jornal de Negócios. O moderador desta sessão será o Dr. José Quintela.

Raio X:

Miguel Lemos é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e pós graduado em Finanças e Controlo Empresarial pelo CEMAF- Centro de Investigação em Mercados e Activos Financeiros. (ISCTE).
Iniciou a sua experiência profissional no Deutsche Bank de Investimento – Departamento de Mercado de Capitais – trading e venda de acções, obrigações e papel comercial em mercados primário e secundário, entre 1992 e 1994. Foi Senior Bond Sales na corretora Midas Investimentos durante 6 anos (1994- 2000) onde também desempenhou funções de co-manager de carteira. Foi Senior Equity Sales de acções portuguesas para investidores institucionais domésticos e internacionais no BBVA Midas, entre 2001 e 2003. Entre 2003 e 2005, a sua actividade foi desenvolvida enquanto Explorer Advisor (consultoria de Investor Relations). Desde 2005 é Partner e fundador da Vestigo Consulting (consultoria de Investor Relations).


Luis Miguel d’Eça Pinheiro
é licenciado em Economia pela Universidade de Fairfield (Jesuítas), Connecticut, USA.
Desde Novembro 2000 que está na Brisa, onde exerce a função de Director de Relações com Investidores, Comunicação e Sustentabilidade.
Responsável pelo Marketing Financeiro e Institucional, desenvolvimento de políticas com os vários stakeholders e pela coordenação do marketing das várias unidades de negócio. Representante da empresa para os mercados e responsável pela relação com analistas, investidores e accionistas.
É também Administrador da BAR – Brisa Assistência Rodoviária, Empresa responsável pelo patrulhamento da rede de auto-estradas da Brisa.
As suas anteriores experiências profissionais são diversificadas destacando-se as seguintes:
· JOSÉ DE MELLO, SGPS, onde era Director de Comunicação, Responsável por toda a área de Comunicação;
· BANCO MELLO, Director de Comunicação, Responsável pela área de Comunicação e Relações Públicas, nomeadamente comunicação institucional, marketing financeiro e coordenação de Marketing Comunicacional dos diversos produtos financeiros;
· COMPANHIA PORTUGUESA RÁDIO MARCONI, Director do departamento Central de Comunicação, responsável por toda a área de comunicação da Companhia, quer a nível nacional, quer a nível internacional e desde a comunicação empresarial à comunicação de “marketing”;
· SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES EXTERIORES E DAS COMUNICACÕES (XI Governo Constitucional), Adjunto do Gabinete, Economista, Responsável pelo acompanhamento na vertente económica e de gestão do Sector dos Transportes Marítimos e Aéreo;
· INSTITUTO PROGRESSO SOCIAL E DEMOCRATA (IPSD-FSC), Lisboa, Assessor, área de estudos. Coordenador de estudos, Seminários e publicações do âmbito económico da sociedade portuguesa destacando-se a Revisão Constitucional, a navegabilidade do Douro, o sector na marinha mercante e as telecomunicações.

Pedro Guerreiro tem MBA pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão.
É jornalista de Economia desde 1996, tendo iniciado a carreira no “Semanário”. É Director do Jornal de Negócios, publicação de que foi um dos fundadores, então através da MediaFin, uma “start-up” de conteúdos financeiros nascida em 1997 que lançou vários projectos (editoriais, formação, empreendedorismo e novas tecnologias) e que hoje está integrada no Grupo Cofina. Acumulou competências editoriais com gestão do projecto.
É autor de centenas de artigos noticiosos e de investigação nas publicações “Semanário”, “Jornal de Negócios”, “Jornal de Negócios Online” e “Capital Digital”. Escreve colunas de opinião desde 1999 e intervém com regularidade na televisão e rádio, comentando assuntos económicos. Passou pela rádio e colabora com diversos títulos, tendo já publicado nas revistas “PM – Política Mesmo” e “Atlantis”, bem como nos diários “Correio da Manhã”, “24 Horas”, na revista semanal “Sábado” e nas publicações estrangeiras “Legal Business” (Inglaterra), “El País” e “ABC” (Espanha). É co-autor de um capítulo da 2ª edição do livro “E-Marketing – Um Guia Para a Nova Economia” (Edições Sílabo).
Frequentou cursos de formação sobre Liderança e Gestão de Equipas. Participa regularmente como orador e moderador em conferências e seminários.

Moderador:

José de Lemos Quintela, é Doutorando em Comunicação, pela Universidade Cardenal Herrera-CEU, em Valência e tem o Diploma de Estudos Avançados pela mesma universidade. É licenciado em Relações Publicas e Publicidade pelo INP, onde é professor desde 1991. Detém uma vasta experiência no domínio da comunicação em diversos sectores de actividade. Entre 1998 e 2007, foi Director de Comunicação do Grupo Inapa,– uma das maiores multinacionais portuguesas. Actualmente é Partner da Quintela & Reis Associados, empresa de assessoria e consultoria em comunicação estratégica. É autor do livro «Comunicação Financeira: Transparência do Sites das Empresas Cotadas», editado em Novembro de 2006. É Membro da European Association of Communication Directors.

Sem comentários: